O Legal Design ou Visual Law é um método de elaboração de documentos e contratos que utiliza recursos visuais e técnicas criativas para melhorar a experiência e a compreensão das partes sobre o documento e os seus efeitos no mundo jurídico.
O uso dessa metodologia traz inúmeros benefícios para empresas e organizações e, a partir de sua aplicação, melhora a experiência do usuário e a compreensão das partes sobre o objeto do contrato e seus efeitos no mundo jurídico.
No Legal Design são utilizados recursos visuais, tais como, utilização de elementos visuais, figuras, símbolos infográficos, fluxogramas, “QR Codes” e outras técnicas criativas.
Atualmente os contratos e documentos ainda são elaborados com cláusulas extensas, termos complexos e de difícil compreensão para as partes ou destinatários dos documentos, o famoso “juridiquês”.
Porém, com o surgimento das novas tecnologias e o novo perfil da sociedade digital, a aplicação do Legal Design esta nova técnica por empresas, organizações e, também, pelo setor público[1] tem se demonstrado necessária, eficaz e melhorado significativamente a forma de comunicação e compreensão entre os usuários.
A QUEM SE APLICA?
O Legal Design pode ser utilizado por empresas que possuem 1 único modelo de contrato ou empresas que utilizam várias modalidades de documentos, formulários, avisos e contratos. Vale dizer, é aplicável para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Além disso, a aplicação do Legal Design no meio jurídico e corporativo, vem sendo vista como uma metodologia ágil e inovadora, com significativa melhora nos processos internos.
ALGUMAS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO LEGAL DESIGN:
✔️ Maior transparência e objetividade, com a simplificação de cláusulas e termos;
✔️ Diminuição do tempo das negociações, ante à clareza das cláusulas e termos jurídicos;
✔️ Melhor experiência aos contratantes/usuários;
✔️ Fortalecimento do branding para influenciar a percepção das pessoas e gerar confiança sobre sua organização e marca;
✔️ Redução de litígios.
Inovação é valor percebido e confiança é o novo capital da marca na era da sociedade digital. Por isso a importância da utilização desta nova técnica.
Se este conteúdo despertou o seu interesse e você precisa aprimorar processos, implementar soluções e metodologias ágeis, diminuir o tempo de recorrência das negociações, reduzir os ciclos de vendas e fortalecer a sua marca, com práticas que gerem confiança aos clientes, possuímos as ferramentas necessárias para auxiliar a sua empresa nesta mudança de paradigma.
[1] O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Portaria n. 1391/PR/2022, regulamentou o uso de linguagem simples e de direito visual no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de transmitir informações de forma simples e objetiva, facilitando a compreensão das comunicações.